Deprecated: Unparenthesized `a ? b : c ? d : e` is deprecated. Use either `(a ? b : c) ? d : e` or `a ? b : (c ? d : e)` in /home/clinicao/domains/clinicaolhares.com.br/public_html/wp-content/plugins/js_composer/include/classes/editors/class-vc-frontend-editor.php on line 664
Glaucoma – Página: 3 – Clínica Olhares

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/clinicao/domains/clinicaolhares.com.br/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1509

Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /home/clinicao/domains/clinicaolhares.com.br/public_html/wp-content/themes/betheme/functions/theme-functions.php on line 1514
Ceratocone
7 de fevereiro de 2012
Tracoma
7 de fevereiro de 2012

Glaucoma

O QUE É GLAUCOMA?

O Glaucoma é um grupo de doenças do olho que compartilham a característica comum do dano ao nervo óptico. Com o tratamento e acompanhamento adequados a chance de alteração da visão são mínimos, porém se não for tratado, o glaucoma pode levar à perda gradual e irreversível da visão. Na maioria dos tipos de glaucoma a pressão intra-ocular é elevada, mas esta doença pode também manifestar-se com pressão intra-ocular normal.

QUAL É A CAUSA?
Na maior parte dos pacientes o glaucoma é causado por alterações anatômicas com predisposição familiar, podendo ocorrer também após cirurgias oculares e após inflamações e infecções do olho.
PORQUE OCORRE?
No olho é fabricado o humor aquoso. O humor aquoso é um fluido que circula no interior do olho (não relacionado com lágrimas produzidas na parte externa do olho) e como é fabricado constantemente, precisa retornar à corrente sanguínea através do canal de drenagem interno dos olhos, chamado malha trabecular.
Quando o humor aquoso não consegue chegar a via de drenagem natural existe aumento de pressão ocular. Conseqüentemente ocorre aumento da pressão sobre o nervo óptico que pode ser lesado irreversivelmente, interrompendo parcial ou totalmente a transmissão de informações visuais para o cérebro alterando a capacidade visual do indivíduo.
O PACIENTE PERCEBE QUE SOFRE DE GLAUCOMA?
Geralmente não, e na maioria dos casos, a evolução é lenta, no transcurso de meses ou anos, sem ocasionar nenhum sintoma. O dano pode progredir com tanta lentidão que a pessoa não se dá conta da perda gradual da visão periférica. Em geral, a visão vai piorando, até que finalmente começa a afetar também o próprio centro do campo visual e se estabelece a cegueira permanente.
Alguns pacientes poderão experimentar sintomas vagos, que são importantes avisos de que é necessário um exame ocular completo. Esses sintomas podem compreender a necessidade de trocar com freqüência a graduação dos óculos, dificuldade para adaptar-se em ambientes escuros, perda da visão lateral e visão embaçada. Em raros casos, pode haver outros sintomas como o aparecimento de halos ou arco-íris ao redor das luzes, e cefaléias ou dor ocular intensa.
COMO SE DIAGNOSTICA O GLAUCOMA?
Mediante um cuidadoso exame ocular realizado pelo seu médico oftalmologista que mede a pressão intraocular, examina o nervo óptico, verifica as estruturas internas do olho e nos casos de suspeita da doença, pede exames complementares para auxiliar.
QUEM PODE SER PORTADOR DE GLAUCOMA?
O risco de ser portador de glaucoma aumenta com a idade; geralmente apresenta-se em pessoas com mais de 35 anos. De fato, segundo a Sociedade Nacional de Prevenção da Cegueira dos EUA, uma em cada 50 pessoas com mais de 35 anos e três em cada 100 com mais de 65 anos tem glaucoma. Uma forma muito rara de glaucoma pode ocorrer em crianças pequenas. O maior risco de ocorrência glaucoma está em diabéticos e nas famílias de portadores de glaucoma que devem submeter-se a exames oculares com regularidade, realizados pelo oftalmologista.
O GLAUCOMA TEM CONTROLE?
A maioria dos casos de glaucoma pode ser controlado satisfatoriamente mediante tratamento apropriado. O glaucoma é uma doença crônica que dura toda a vida, e é necessário que o paciente fique em observação e sob acompanhamento contínuo para manter controlada a pressão intra-ocular e evitar a perda da visão. Quanto mais rápido for constatada e tratada essa doença, menor será a perda de função.
COMO É O TRATAMENTO PARA O GLAUCOMA?

TRATAMENTO CLÍNICO

O tratamento geralmente é com colírios. Existem vários tipos de composição dos colírios que podem ser usados isoladamente ou em associação. O tratamento deverá ser orientado pelo médico oftalmologista.
Alguns casos requerem tratamento complementar com comprimidos para abaixar a pressão ocular.TRATAMENTO COM LASER
Alguns tipos de glaucoma podem e devem ser tratados com laser para melhorar a drenagem do humor aquoso e assim controlar melhor a doença.

TRATAMENTO CIRÚGICO
Será indicado quando os tratamentos clínicos e com laser não consigam efeito desejado de controle da pressão ou progressão da lesão do nervo óptico.

COMO SE ACOMPANHA O PACIENTE COM GLAUCOMA?
Com exames de medida da pressão ocular.
Em alguns casos realiza-se a curva tensional diária, onde várias medidas são feitas no mesmo dia.
Estuda-se as estruturas internas do olho com microscópio.
Realiza-se o exame de campo visual para acompanhamento.
Fotografa-se o nervo óptico.
Outros exames como analisador de fibras nervosas (GDX), tomografia de coerência óptica (OCT) e topografia de papila são métodos auxiliares para acompanhamento e devem ser solicitados, quando necessário, pelo seu médico oftalmologista.
QUANDO SE DEVE OPERAR E QUE TIPOS DE CIRURGIA PODEM SER FEITAS?
Quando o efeito adequado para controle da evolução da doença não for atingido, deve-se pensar na cirurgia como alternativa.
Cirurgias fistulizantes nesta cirurgia efetuamos uma abertura na esclera (parte branca do olho) para que o humor aquoso tenha como escoar e ao mesmo tempo fique protegido.
Cirurgias com tubos de drenagem os tubos de drenagem são usados quando a possibilidade de conseguirmos controle para a pressão ocular, com as cirurgias fistulizantes são muito remotas e um tubo deve então ser colocado para manter a drenagem.
SOBRE O USO DOS COLÍRIOS – COM QUE FREQÜÊNCIA DEVE-SE USAR AS GOTAS?
Em geral, o paciente deve aplicar as gotas todos os dias. Dependendo do medicamento empregado, a posologia pode variar. Em alguns casos, é prescrita mais de uma medicação na forma de colírio. Siga sempre as instruções do médico.
QUAL É O MELHOR MODO DE SE APLICAR AS GOTAS?
Como as gotas oculares contra o glaucoma devem ser usadas em doses precisas, a maioria dos produtos é vendida em frascos especiais, e seu médico explicará como devem ser aplicadas.
REGRAS SIMPLES QUE DEVEM SER SEGUIDAS
Use o medicamento de acordo com as instruções do médico. Não coloque nem mais nem menos gotas do que as prescritas.
Se for viajar, não se esqueça de levar seu medicamento. Lembre-se de que o glaucoma é controlado por meio do uso regular do medicamento.
Evite outros medicamentos ou colírios sem prévia aprovação do médico.
Como o glaucoma pode ser hereditário, recomende a todos os adultos de sua família – inclusive primos e tios – que façam um exame oftalmológico periódico com medida da pressão ocular e avaliação do nervo óptico.

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/clinicao/domains/clinicaolhares.com.br/public_html/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 281
Clínica Olhares