Catarata
7 de fevereiro de 2012
Ceratocone
7 de fevereiro de 2012

Cirurgia a laser

A utilização de raio laser em oftalmologia é possível, graças aos avanços tecnológicos de desenvolvimento de equipamentos capazes de fotocoagular (Laser de Argônio e Laser de diodo) de cortar ou romper (Yag Laser), ablar ou vaporizar (Excimer Laser).
Dependendo da doença ou alterações, o tratamento pode ser indicado com um destes equipamentos.

A cirurgia de Miopia, Astigmatismo e Hipermetropia é feita com a aplicação do Excimer Laser sobre a córnea. O Excimer Laser desnatura as proteínas, diminui a espessura tecidual e conseqüentemente modifica a curvatura da córnea.

A Fotocoagulação da Retina é feita com Laser de Argônio ou de Diodo capaz de coagular alterações ocasionadas por problemas nos vasos sanguíneos devido a doenças como hipertensão, diabetes, obstruções vasculares, neovascularização, além de ser útil na prevenção e no tratamento do descolamento da retina.

A Terapia Fotodinâmica e a Termoterapia Transpupilar da coróide utiliza laser de intensidade baixa promovendo interação entre o tecido a ser tratado e um corante especial fotosensitivo administrado com finalidade terapêutica ou hipertermia seletiva.

A capsulotomia com Yag Laser é feita para abrir a cápsula do cristalino, que envolve ou dá apoio para a lente intraocular. Esta cápsula pode opacificar-se logo nos primeiros dias da cirurgia ou levar anos para que isto aconteça. A sintomatologia relacionada a opacidade de cápsula é a turvação ou piora da visão. A aplicação é feita com o paciente sentado e com anestesia tópica. É indolor e após a aplicação não há restrições alimentícias ou de movimentação. Em geral prescrevemos colírios para uso nas primeiras semanas e a medida final da visão e a atualização do grau dos óculos pode ser feita no primeiro mês após a aplicação, porém se houver embaçamento da visão progressivo procure ser reavaliado.

Para a elevação da pressão intraocular com alterações do Nervo Óptico e Campo Visual usa-se o termo de Glaucoma. Dependendo do tipo de glaucoma e causa pode-se tratar com Yag Laser ou Laser de Argônio.

Em resumo, a utilização dos vários tipos de laser está relacionada abaixo:

YAG LASER
Abertura da cápsula do cristalino
Tratamento de Glaucoma
Abertura de aderências internas do olho

EXCIMER LASER
Usado para correção de:

Miopia, astigmatismo e hipermetropia
Para remover opacidades ou degenerações e alterações de córnea

LASER DE ARGÔNIO E LASER DE DIODO
Doenças de retina ou de coróide
Glaucoma

Deixe uma resposta